top of page

Cultura venezuelana

    Os venezuelanos aqui recebidos pelo Institucional Aldeia SOS, contam que como parte de sua cultura consideram-se acolhedores e receptivos, sendo assim, recebem de portas abertas visitantes em seu país. E assim como todo tradicionalista que se preze, não deixam de fora seus pratos típicos, o beisebol como esporte que movimenta nações, o carnaval e seus quatro dias de festas, e o "Joropo" ritmo que acalenta o coração. Sobre a cultura venezuelana, podemos dizer que essa herdou diversas características de outros povos que contribuíram para o desenvolvimento cultural do país.

 

Música e Dança

    Na área diversional, a música e a dança estão relacionadas a cada região do país. O "Joropo" que tem sua origem nos Llanos, Região do norte da América do Sul, caracteriza o ritmo assemelhado a valsa.


    Para a sua execução utiliza-se a Harpa, um instrumento composto de cordas estendidas numa moldura aberta, que na execução se dedilha, dispondo, modernamente, de pedais que afetam a afinação das cordas, gerando sons cromáticos.

    Nas costas centrais são os ritmos de influência africana que marcam o padrão. Caracas, como capital, tem absorvido todos os ritmos do país. No entanto o merengue da República Dominicana e de Porto Rico são as danças mais populares na Venezuela.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Religião

    O catolicismo romano é a religião seguida pela maioria dos venezuelanos, embora algumas pessoas ainda pratiquem o protestantismo, seguido de crenças tribais praticadas em áreas remotas do país.


Gastronomia

    Conhecer a gastronomia venezuelana é envolver-se em num mundo de aromas e sabores que descrevem uma cozinha de gostos fortes e de cores chamativas. A gastronomia é caracterizada pelo uso do milho, da mandioca, da banana, do pimentão, de grãos e aves variadas, resultando em pratos de sabores únicos e extraordinários.

 Os pratos mais representativos são o Pabellón Criollo, um prato tradicional venezuelano, composto por arroz, carne desfiada em ensopado e feijão preto cozido. O Hallaca ou Halhaca uma iguaria da Culinária Venezuelana, considerado como o principal prato do seu país. A iguaria é tipicamente servida na ceia natalina, quando são criadas diversas variações do prato. A Hallaca consiste basicamente em um guisado envolto em uma massa empacotada em folhas de bananeira.

 

Língua

    O espanhol é a língua falada pela maioria das pessoas, porém, línguas nativas como o Pemón, pertencente à família linguística caribe e Warao utilizada nas regiões do norte e nordeste da Venezuela e guianas ocidentais ainda são línguas usadas nessas regiões.

Esporte

   Os quatro esportes mais importantes desse país são o beisebol, o futebol, o basquete e o boxe. No beisebol, podemos destacar o jogador de grande renome Alfonso Chico Carrasquel, falecido em 26 de maio de 2005 aos 79 anos, que fez parte de grandes ligas como, Chicago White Sox, o Cleveland Indians, o Kansas City Athletics e o Baltimore Orioles. Junto dele se destacou Omar Vizquel, 51 anos de idade, nascido em Caracas, ganhador de 11 luvas de ouro considerado como um dos melhores jogadores defensivos de todos os tempos.

 

Comunicação

    Para a comunicação do país, os nativos podem utilizar dos jornais mais importantes do país para se informar, entre eles estão: El Nacional, La Prensa, El Universal, Ultimas Noticias, Nueva prensa, El Diario de los llanos, Correo del Caroni.

merengue 1.jpg
pabellon criolo.jpg
Alfonso Carrasquel Leones del Caracas cl
bottom of page